Biologia

14/06/2010 19:52

 

O sistema circulatório e a ocorrência de infartos

 

 

Bloco de Conteúdo
Biologia

Conteúdo
Fisiologia humana

 

Conteúdo relacionado

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Objetivos
Relacionar conceitos básicos do sistema circulatório com a ocorrência de um infarto do miocárdio

Conteúdos
Sistema circulatório, infarto

Objetivos
Relacionar conceitos básicos do sistema circulatório com a ocorrência de um infarto do miocárdio

Conteúdos
Sistema circulatório, infarto

Tempo
Duas aulas

Introdução
VEJA traz essa semana uma reportagem sobre o aumento do risco de infartos cardíacos durante a Copa do Mundo devido às grandes emoções dos torcedores. Aproveite essa oportunidade para tratar com a turma o assunto, apresentando conceitos do sistema circulatório.

Desenvolvimento

1ª aula
Comece relembrando com a turma alguns conceitos básicos. O nosso corpo é composto por inúmeras células, que precisam de nutrientes e de oxigênio para viver. Sabemos, por exemplo, que, quando inspiramos o ar ao nosso redor, ele viaja até os pulmões. Mas como o oxigênio aí contido pode chegar até as células dos nossos músculos, do nosso sistema nervoso e de outras partes do corpo?

Espere um pouco para que a turma responda e, em seguida, conclua que há um sistema de transporte de substâncias responsável pela circulação de materiais que chegam até as células e que saem destas – é o chamado sistema circulatório, que inclui os vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) dentro dos quais corre o sangue. Ele carrega consigo essas substâncias, levando-as até cada parte do corpo onde são necessárias. Mas para que o sangue flua pelos vasos é necessária uma bomba que o impulsione. Tal bomba é o coração. Fica fácil então ver porque o coração é um órgão tão importante: sem ele o sangue não circula pelo corpo; sem circulação de sangue, diversas substâncias como o oxigênio não chegam até as células; sem oxigênio as células morrem; e se as células morrem, o organismo morre.

Diga então que o nosso coração é dividido em quatro câmaras: dois átrios (esquerdo e direito) e dois ventrículos (idem). O átrio direito recebe o sangue vindo de diversas partes do corpo. Este se comunica com o ventrículo direito, que expulsa esse sangue do coração em direção aos pulmões, onde capta o oxigênio que nós inspiramos. O sangue então retorna ao coração, desta vez entrando pelo átrio esquerdo e seguindo para o ventrículo esquerdo, a partir de onde o sangue é bombeado para o resto do corpo, levando o oxigênio até as células e retornando ao coração para reiniciar o ciclo.

Pergunte aos alunos que tipo de tecido deve compor a parede do coração para que ele possa bombear o sangue. Explique que a parede cardíaca é muscular e que é por meio das contrações deste tecido que o coração desempenha sua função de bomba. Diga que a parede do coração, sendo muscular, também é viva e composta de células como o resto do nosso corpo e, portanto, também precisa ser irrigada de sangue para receber substâncias essenciais como o oxigênio e nutrientes. De fato, ela é vascularizada, isto é, ela recebe vasos sanguíneos que garantem o aporte de sangue para este tecido.

O que será que acontece, então, se por qualquer motivo essa irrigação for impedida? Imaginemos o caso do entupimento de um vaso sanguíneo: o fluxo sanguíneo é obstruído, de forma que a porção do tecido muscular que receberia aquele sangue passa a sofrer as consequências da carência de oxigênio. O resultado é a morte celular. A isto damos o nome de infarto do miocárdio. Não é preciso dizer que, não raro, um infarto pode levar à morte.

Distribua cópias da matéria de Veja Aguenta, Coração! e peça para que os alunos leiam para a próxima aula.

2ª aula
Explique aos alunos o que é a adrenalina: trata-se de um hormônio que, em outros animais, é liberado normalmente em circunstâncias de estresse, como uma luta ou uma fuga de um predador, por exemplo. Ele tem a função de preparar o corpo para uma atividade intensa, aumentando o batimento cardíaco – o que aumenta o aporte de oxigênio para os músculos que serão requisitados na atividade – e provocando a contração dos vasos sanguíneos. No caso do ser humano, no entanto, o mesmo fenômeno fisiológico pode ser desencadeado por situações não relacionadas a luta ou fuga, como por exemplo por fortes emoções. Como nos lembra VEJA, acabamos de entrar numa época de fortes emoções para grande parte dos brasileiros: a Copa do Mundo.

Pergunte então como a descarga de adrenalina poderia contribuir para a ocorrência de um infarto cardíaco como aponta a pesquisa da matéria. Explique que a constrição dos vasos facilita seu entupimento, e que o ritmo acelerado do coração demanda um aporte maior de oxigênio na parede cardíaca. Este quadro, que em pessoas saudáveis não deve representar problemas, pode levar a um infarto em pessoas que já possuam outras complicações relacionadas ao coração. Convém, então, um lembrete àqueles que têm ou conhecem alguém com problemas cardíacos de redobrar a atenção em época de jogos da Copa.

Avaliação
Peça para que os alunos, individualmente ou em grupos, escolham um dos outros fatores de risco para o coração relacionados na reportagem (hipertensão, obesidade, etc) e que façam um pequeno trabalho explicando por que esses fatores oferecem risco. Verifique se eles foram capazes de relacionar corretamente os conceitos trabalhados em aula e os fatores de risco, oferecendo uma explicação coerente.

 

Aguenta, coração!


 

 Dois estudos, feitos em 2002 e em 2006, revelaram um aumento de 40% a 60% nos casos de infarto entre torcedores europeus durante o período de Copa do Mundo. Neste ano, o coração dos brasileiros é que será avaliado em uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em quinze hospitais do país.

Por que os infartos acontecem durante os jogos
"Emoções fortes aumentam o nível de adrenalina no sangue, o que eleva a pressão arterial e os batimentos cardíacos e provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos", explica o cardiologista Nabil Ghorayeb. Evidentemente, isso só afeta quem já tem outros fatores de risco – a combinação pode provocar rompimento ou obstrução dos vasos

Quem está sob risco
Hipertensos, diabéticos, fumantes, obesos, sedentários, pessoas com colesterol alto e que apresentam histórico de doenças cardiovasculares, como infarto ou derrame

O que fazer nesses casos
Evitar o consumo excessivo de álcool, cigarro, alimentos muito salgados e bebidas que contenham cafeína, principalmente nos dias de jogos. Para quem toma anti-hipertensivos diariamente, é recomendável conversar com o médico sobre a possibilidade de antecipar o horário da medicação. O ideal é tomá-la antes da partida

 

Para não faltar bebida

Existe coisa mais desagradável para o anfitrião e para os convidados do que descobrir que a cerveja e o refrigerante acabaram antes da hora? A chef Cecília Borges, autora do livro Festas – Recebendo com Charme, ensina a conta certa a ser feita:

Refrigerante
Quanto: meio litro por pessoa, contando adultos e crianças. Sirva 80% das bebidas em versão light e 20% na forma tradicional

Cerveja
Quanto: três latinhas, ou 1 050 mililitros, por adulto (inclua todos na conta). A bebida deve ser colocada para gelar com duas horas de antecedência. "Para mantê-la na temperatura ideal, prefira coolers com gelo à combinação freezer-geladeira", diz Cecília. E, claro: nada de deixar os convidados que consumiram álcool ir embora ao volante

 

Contato

Buarque

Rua Ari Parreiras 178 - Bairro Niteroi - Itaperuna - RJ - Cep 28300-000

22 3824-1748

Enquete

Você já estudou no CE.Buarque de Nazareth?

Sim (813)
60%

Não (544)
40%

Total de votos: 1357